A HISTÓRIA DE RUTE

 

 

 

                                                               R   U   T   E





Rute  era moabita e casou com um homem da família de elimeleque e Noemi que era de Efrata, um povoado que ficava perto de Belém de Judá.


Essa família havia ido até Moabe porque havia fome e miséria em Belém de Judá, então Rute conheceu e casou com um homem  de Belém de Judá.


O marido de Rute morreu, então ela foi morar junto com sua sogra em Belém de Judá.

A sogra, Noemi, não queria que Rute e a outra nora fosse com ela, porque ela não tinha mais nenhum filho para casar com elas e continuar a família, mas Rute disse para a sogra:


- Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei, e onde morar também morarei. O seu povo será o meu povo e o seu Deus será o meu Deus. Onde a senhora morrer, eu morrerei também e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue se qualquer coisa, a não ser a morte, me separar da senhora. (Rute 1:16-17).


Então elas foram até Belém.

Elas chegaram a Belém na época  da colheita da Cevada, estava começando.


Rute foi as plantações catar as espigas que ficava pelo chão, e por acaso ela entrou numa plantação de um homem chamado Boaz , homem rico e parente do seu marido morto, ele perguntou quem era Rute e o empregado falou :


- È a moabita que veio de Moabe com Noemi. Ela me pediu que a deixasse ir atrás dos trabalhadores, catando espigas que fossem caindo. E assim ela está trabalhando desde cedo até agora e só parou um pouco para descansar debaixo do abrigo. (Rute 2:6-7).


Boaz foi muito bom com Rute e para que ela não fosse humilhada na plantação de outro homem, ele colocou Rute para trabalhar com suas empregadas e Rute catou espigas até terminar a colheita da cevada e do trigo.

E continuou morando com a sogra.



Um dia Noemi disse: 


- Minha filha preciso arranjar um marido para você, a fim de que você tenha um lar. Então mandou procurar Boaz pois era parente, e disse a Rute:


- Quando boaz for dormir, olhe bem onde ele vai se deitar. Então vá, levante a coberta dos pés dele e deite-se ali. Ele dirá o que você deve fazer.


Rute respondeu:


- Vou fazer tudo o que a senhora disse.


E fez conforme combinado.


E como parente dela, Boaz tinha obrigação de proteje-la, mas acontece que existia um parente mais proximo da familia, então ele chamou a pessoa e disse:


- Meu amigo, como pessoa mais proxima da familia você tem o direito de comprar as terras e também casar com a viúva, Rute, para que as terras permaneça com a familia, mas ele não aceitou e passou a responsabilidade para Boaz, que era o mais proximo depois dele e Boaz aceitou e casou com Rute.


- Rute deu a luz um filho, chamado Obede, que veio a ser pai de Jessé, que foi pai de davi.



Conclusão: Deus escolheu Rute, uma mulher moabita, boa nora pois não abandonou a sogra 

                     e a seguiu até a sua terra, permaneceu a seu lado mesmo nas dificuldades e 

                     Deus a contemplou e realizou o sonho das duas, sogra e nora que precisava de 

                     lar, Rute teve seu marido e filho e a sogra um neto, um homem para continuar  a      

                     família.

                     Bendito é esse Deus que não nos abandona jamais, creia.





Fonte de pesquisa: Bíblia sagrada na linguagem de hoje.

Fonte: Lindinalva Lima.