A HISTÓRIA DE ANA

 

                                                             ANA 

 

 

 

Ana era uma das mulheres de Elcana, ( ele tinha duas, ela e Penina), ele era filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efraimita. (1Samuel 1:1)

 

Ana era estéril então seu coração era deprimido e mesmo que seu marido amasse mais a ela do que a outra, mesmo assim seu coração era amargurado por não ter filhos.

 

E assim todos os anos eles subiam a adorar e sacrificar ao Senhor, neste ano Ana orou ao Senhor com amargura de alma e chorou abundantemente e fez um voto dizendo: Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva Te  não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça nno passará navalha.

 

Eli lhe respondeu: vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.

 

E disse ela: Ache a tua serva mercê diante de ti. Assim Ana se foi seu caminho e comeu e o seu semblante já não era triste.

 

 Ana concebeu e deu o nome ao menino de Samuel, pois dizia: Do Senhor o pedi.

 

Ana só subiu com o menino despois de te desmamado.

Quando Ana levou o menino disse: Ah!  Meu Senhor, tão certo como vives, eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, orando ao Senhor.

 

Por este menino orava eu: e o Senhor me concedeu a petição que eu lhe fizera.

 

Pelo que também o trago como devolvido ao Senhor, por todos os dias que viver; pois do Senhor o pedi. E eles adoraram ali o Senhor.

 

 

                                             O cântico de Ana

 

1 Então Ana orou, dizendo: O meu coração exulta no Senhor; o meu poder está exaltado no Senhor; a minha boca dilata-se contra os meus inimigos, porquanto me regozijo na tua salvação.

 

2 Ninguém há santo como o Senhor; não há outro fora de ti; não há rocha como o nosso Deus.

 

3 Não faleis mais palavras tão altivas, nem saia da vossa boca a arrogância; porque o Senhor é o Deus da sabedoria, e por ele são pesadas as ações.

 

4 Os arcos dos fortes estão quebrados, e os fracos são cingidos de força.

 

5 Os que eram fartos se alugam por pão, e deixam de ter fome os que eram famintos; até a estéril teve sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraquece.

 

6 O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer ao Seol e faz subir dali.

 

7 O Senhor empobrece e enriquece; abate e também exalta.

 

8 Levanta do pó o pobre, do monturo eleva o necessitado, para os fazer sentar entre os príncipes, para os fazer herdar um trono de glória; porque do Senhor são as colunas da terra, sobre elas pôs ele o mundo.

 

9 Ele guardará os pés dos seus santos, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas, porque o homem não prevalecerá pela força.

 

10 Os que contendem com o Senhor serão quebrantados; desde os céus trovejará contra eles. O Senhor julgará as extremidades da terra; dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido.

 

11 Então Elcana se retirou a Ramá, à sua casa. O menino, porém, ficou servindo ao Senhor perante e sacerdote Eli.

 

 

Deus foi fiel com Ana, ela clamou e o Senhor ouviu e Ana fez um voto a Deus e cumpriu.

 

 

Fonte: Bíblia sagrada.

Lindinalva Lima